sexta-feira, 18 de abril de 2008

Humanização da Estação do Oriente

COMISSÃO DE UTENTES EXIGE QUE A ESTAÇÃO DO ORIENTE
DÊ RESPOSTA A TODAS AS ESTAÇÕES DO ANO
Quando a Estação do Oriente foi posta ao serviço dos utentes da linha de Sintra a Comissão de Utentes da Linha de Sintra (CULS) teve oportunidade de fazer uma apreciação objectiva deste espaço, definindo-o como esteticamente bem conseguido mas sem as necessárias condições de conforto e, por isso, desumanizado. É sabido que em dias de muito vento e chuva é praticamente impossível permanecer-se neste espaço. Na nossa óptica a estética não pode, nem deve, sobrepor-se ao conforto.
Por esse motivo propusemos na altura que fossem colocados abrigos nesta estação para minimizar esta falha inacreditável do projecto do Arquitecto Santiago Calatrava.
Sobre esta questão, que veio a público na comunicação social, o referido arquitecto afirmou serem as estações locais de passagem e não de permanência, provavelmente influenciado pela realidade espanhola. Pensamos que estas objecções à nossa ideia do que deverá ser uma estação não têm razão de ser e, por isso, terá de haver por parte da RAVE a exigência, junto do arquitecto Calatrava, para que este aspecto seja contemplado na Estação do Oriente.
Como foi anunciado que irá ser hoje assinado um contrato entre a RAVE e o arquitecto Santiago Calatrava para uma intervenção de ampliação nesta estação para a adaptar aos comboios de alta velocidade, seria a altura ideal para que estas preocupações fossem tidas em conta, daí irmos solicitar uma reunião ao conselho de administração da RAVE. Enviaremos, simultaneamente, ao Ministro dos Transportes estas nossas ideias para que intervenha no sentido adequado aos interesses dos utentes desta estação.
17 de Abril de 2008
e-mail: cutlinhasintra@iol.pt

Sem comentários: