quarta-feira, 2 de abril de 2008

Ruído provocado pela circulação dos comboios da Linha de Sintra

De acordo com um estudo recente realizado pela Federação Europeia para os Transportes e o Ambiente (FETA), 50 000 cidadãos da União Europeia morrem todos os anos prematuramente derivado ao ruído provocado pelo tráfego rodoviário e ferroviário, assim como há 200000 cidadãos a sofrer de doenças cardiovasculares provocadas por excesso de ruído.
A CULS, no momento em que as obras para a finalização da modernização da Linha de Sintra entre as estações de Monte Abraão e Agualva-Cacém vão começar, não pode deixar de alertar para que sejam tidos em conta tais aspectos quer no assentamento das linhas, quer na aplicação de outros meios anti-ruído existentes.
Considerando que os comboios na Linha de Sintra passam ruidosamente durante 20 horas diárias, excedendo certamente os 55 decibéis definidos pela Organização Mundial de Saúde como limite máximo, valor a partir do qual passa a ser nocivo para o ser humano em termos de Saúde Pública, sobretudo no campo das doenças cardiovasculares, surdez e do foro neurológico, a CULS pensa ainda que deveria ser generalizada a aplicação de dispositivos anti-ruído em todo o comprimento da Linha de Sintra, considerando inaceitável que a legislação portuguesa e as directivas comunitárias não estejam a ser respeitadas pela REFER.
Na verdade, nas obras de modernização da Linha de Sintra não foi tida em conta a problemática do ruído com a eficácia adequada, o que tem levado a protestos por parte de munícipes dos concelhos atravessados pela Linha de Sintra, afectados pelo ruído provocado pela circulação dos comboios.
Para que esta questão não seja mais um factor de degradação da Saúde Pública nos concelhos atravessados pela Linha de Sintra, a CULS não pode deixar de propor o seguinte:
1 - Que os Departamentos camarários que têm a ver com esta problemática nas Câmaras de Sintra, Amadora, Oeiras e Lisboa façam as medições adequadas dos ruídos provocados pelos comboios nos seus concelhos;
2 – E que, face aos resultados apurados, as referidas Câmaras Municipais estudem com a REFER medidas consentâneas para serem aplicadas, tais como barreiras anti-ruído, muretes de absorção de ruído, materiais de apoio das linhas e ainda revestimento lateral das linhas para absorção do ruído.
Neste sentido, a CULS irá fazer chegar estas preocupações a todas as entidades referidas neste nosso comunicado.
PS – A CULS não pode deixar de referir a sua preocupação quanto ao atraso que já se está a verificar nas obras de modernização da Estação de Agualva-Cacém
26 de Março de 2008
e-mail: cutlinhasintra@iol.pt
Contactar Rui Ramos 96 851 70 11

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