sexta-feira, 28 de março de 2008

Comunicado

NOVOS HORÁRIOS NA LINHA DE SINTRA
A Comissão de Utentes da Linha de Sintra (CULS) reuniu com a Administração da CP-Lisboa no passado dia 13 de Março, tendo em vista abordar com esta empresa as medidas adequadas a uma maior oferta de comboios no eixo da Linha da Cintura (de e para Roma-Areeiro, Oriente e Alverca).
Nesta reunião, a CULS fez sentir à Administração da CP que se estava a verificar um grande fluxo de utentes no referido eixo, o que provocava, sobretudo nas horas de ponta, um autêntico caos que urgia eliminar. Aproveitou ainda a oportunidade para alertar a Administração da CP-Lisboa quanto aos atrasos que se estão a verificar na linha de Sintra e sobretudo a necessidade desta empresa considerar a hipótese de no futuro poder vir a aumentar o número de comboios para a linha da Cintura, eventualmente com comboios de 2 pisos.
Fomos entretanto informados que irão ser reforçados os comboios, a partir de 17 de Março, de Monte Abraão para Roma-Areeiro (quatro comboios nas horas de ponta), o que consideramos positivo.
A CULS não pode deixar de referir que a CP-Lisboa deu resposta a algumas propostas por nós apresentadas tendo em vista o reforço dos comboios nos fins de semana ao nível do que era oferecido aos utentes em Junho de 2006, altura em que denunciámos cortes nos horários dos comboios. Quanto à reposição dos horários nos dias de semana houve um acréscimo significativo, muito embora ainda faltem 50 comboios para atingir os níveis de oferta de Junho de 2006.
Face à nossa insistência na necessidade de colmatar esta última situação, a Administração da CP-Lisboa referiu-nos que apesar de estar atenta à situação não tinha possibilidade de concretizar esta carência pela exiguidade de material circulante, assim como pelo facto da Linha de Sintra ainda não estar quadruplicada entre Monte Abraão e Agualva-Cacém, cujas obras irão começar este ano.
Não podemos deixar de salientar novamente que a responsabilidade desta negativa situação é de todos os governos desde 1995 pelo facto de não terem disponibilizado as verbas necessárias para o efeito e que agora se estão a reflectir de forma muito negativa em toda a vida dos utentes, dificultando o encontrar de soluções para os problemas abordados.
A CULS continuará atenta às alterações na oferta para o eixo da Linha da Cintura e voltará a insistir energicamente para que sejam adoptados os procedimentos que se impõem se a oferta aos utentes não for melhorada.
2008-03-17

Sem comentários: